Casa Santa Teresinha
Diretrizes da Casa Santa Teresinha
- De acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, ou seja, ter qualquer de seus direitos ameaçados e/ou violados. A Casa Santa Teresinha busca apoiar e fortalecer as crianças e adolescentes portadoras de doenças congênitas da pele, assegurando-lhes o respeito e participação na sociedade, trabalhando pelo resgate da autoestima, apropriação e ressignificação de sua história de vida e inserção social, oferecendo acompanhamento psicológico e social.
- A Casa Santa Teresinha proporciona a melhoria da condição de vida de crianças e adolescentes que vivem enclausuradas em suas casas e longe do convívio social. Para tanto a Casa é adaptada as suas necessidades a fim de proporcionar um acolhimento digno e trabalha de acordo com a necessidade de cada criança/adolescente, seja no campo da assistência social ou psicológica.
Atividades desenvolvidas e a desenvolver
- A Casa Santa Teresinha dispõe de brinquedoteca e leitura infantil; sala de artes (onde podem ser ministradas aulas de música, dança e teatro); sala de jogos e inclusão digital onde as crianças e adolescentes podem receber aulas de informática e ter acesso à internet.
- Acompanhamento psicológico individual e grupal com as crianças, adolescentes e suas famílias.
- Promoverá acesso à rede socioassistencial, aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas.
- Realizará palestras educativas que visem o desenvolvimento intelectual, físico e mental.
- Apoio às famílias- realizará palestras e encontros mensais com as famílias, estimulando a convivência saudável em grupo e comunidade e fomentará ações de saúde da mulher.