Ictiose

Ictiose

ICTIOSE

O termo ictiose deriva da palavra “ichthys” que, em grego, significa peixe, em analogia à descamação presente nesse grupo de doenças.

Há vários tipos de ictiose, todos de ocorrência rara, podendo ser congênitos ou adquiridos. As ictioses congênitas são causadas por diferentes mutações genéticas.

Estas doenças podem acometer exclusivamente a pele e, em alguns subtipos, outros órgãos. A pele desses pacientes é seca e descamativa, sendo as características das escamas variáveis, de acordo com o tipo de ictiose.

As escamas podem ser finas ou espessas, lamelares, poligonais, localizando-se de forma generalizada ou circunscrita.

O calor excessivo é prejudicial, bem como ambientes com baixa umidade relativa do ar. Banhos demorados e uso excessivo de sabonetes também podem ser fatores de piora.

Informações sobre Ictiose

Definição e transmissão

É um grupo de doenças raras, em que a pele apresenta descamação exagerada. Podem surgir logo ao nascimento ou nos primeiros anos de vida. Não são doenças contagiosas e geralmente são transmitidas de pais para filhos.

Características

Há vários tipos da doença, com diferentes formas de descamação, desde bem finas, como um pó, até escamas grossas e escuras. A pele das pessoas com ictiose é seca e pode haver engrossamento da pele dos pés e das mãos, pálpebra evertida (voltada para fora) e queda de cabelo.

Cuidado e Tratamento

Devem ser orientados por médicos e profissionais da área da saúde especializados. Recomenda-se evitar calor excessivo, ambientes com baixa umidade, banhos demorados, com uso de muito sabonete. Indica-se uso de hidratantes duas vezes ao dia, sendo uma delas após o banho. Os hidratantes devem ser gordurosos, como a vaselina. Nas formas mais intensas, o médico pode recomendar o uso de medicações por via oral.

Vida Social

A criança deve ser estimulada a conviver com outras crianças e adultos, a frequentar a escola, a brincar, inclusive em atividades de piscina, com os cuidados de hidratação logo após. Como a doença não é contagiosa, não há restrições quanto a frequentar lugares públicos.

A Realidade da Ictiose

Conheça mais sobre: Ictiose

Seja Doador

Ajude a Casa Santa Teresinha a continuar sua missão! Você também pode auxiliar a melhorar a qualidade de vida dessas crianças, adolescentes e suas famílias.

Sua doação ajudará os portadores de genodermatoses a serem pessoas mais saudáveis, e ainda contribuirá a dar continuidade as ações deste projeto.

Contamos com a sua ajuda.